Projeto 48

Análise Automática de Ocorrências com Algoritmos de Aprendizado de Máquina

Projeto que desenvolve uma ferramenta baseada em inteligência artificial para análise automática de ocorrências em linhas de transmissão, utilizando oscilografias para identificar causas de desligamentos e apoiar decisões operacionais.

Projeto 0048: Metodologia e Ferramenta para Análise Automática de Ocorrências Utilizando Algoritmos de Aprendizado de Máquina

Código ANEEL: PD-07130-0048/2019
Parecer do regulador: Aguardando Parecer
Título: Metodologia e Ferramenta para Análise Automática de Ocorrências Utilizando Algoritmos de Aprendizado de Máquina
Prazo de execução: 25 meses
Objetivo: Desenvolver uma ferramenta automática de análise de ocorrências em linhas de transmissão utilizando técnicas de inteligência artificial e oscilografias.
O(s) produto(s) gerado(s)/Esperados: Sistema capaz de analisar automaticamente oscilografias de desligamentos, identificar suas causas e auxiliar a tomada de decisões dos operadores de rede, técnicos da manutenção e engenharia, a partir da disponibilização de informações como localização da falta e suas características elétricas, utilizando técnicas de inteligência artificial.
Descrição técnica sucinta: Foi desenvolvida uma ferramenta integrada para diagnosticar as ocorrências nas concessões de transmissão de energia, utilizando técnicas de inteligência artificial, permitindo coletar dados remotamente e em uma única interface, tipificar e localizar as faltas através de técnicas de processamento digital de sinais e criar KPIs de proteção.
Investimento realizado: R$ 1.851.700,63
Entidades envolvidas: Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (“TAESA”) e Concert Technologies
*O valor de investimento refere-se ao valor aportado por todas as empresas do grupo TAESA durante o período de vigência do projeto.

Compartilhe nas Redes