Projeto 58

Desempenho de Linhas de Transmissão frente a Descargas via Impedância Impulsiva de Pé de Torre

Nova metodologia para aferição da impedância impulsiva de pé de torre em linhas de transmissão, sem desconexão dos cabos de blindagem, visando melhorar o desempenho frente a descargas atmosféricas.

Projeto 0058: Nova Metodologia para Aferição do Desempenho de Linhas de Transmissão frente a Descargas Atmosféricas, baseada na medição da Impedância Impulsiva de Pé de Torre e sua Aplicação a uma Linha Real

Código ANEEL: PD-04835-0058/2018
Parecer do regulador: Aguardando Parecer
Título: Nova Metodologia para Aferição do Desempenho de Linhas de Transmissão frente a Descargas Atmosféricas, baseada na medição da Impedância Impulsiva de Pé de Torre e sua Aplicação a uma Linha Real
Prazo de execução: 43 meses
Objetivo: desenvolver uma nova metodologia de medição da impedância de pé de torre de linha de transmissão (usando um linha real como referência: LT 230 kV Cuiabá – Rondonópolis), baseada na aplicação de novo medidor já desenvolvido pela equipe de pesquisa, o qual imprime sinais impulsivos de corrente ao aterramento da torre, sem necessidade de desconexão dos cabos de blindagem; Aplicar essa metodologia na LT e definir intervenções (melhorias) requeridas para se alcançar a condição almejada de desempenho da linha, com base nos resultados da aplicação e, consequentemente, validar a metodologia com a implantação das melhorias. Comparar o resultado esperado de desempenho com o resultado de monitoramento do desempenho real da LT, também, comparado com o desempenho simulado para as intervenções que seriam recomendadas a partir dos valores de resistência de aterramento das torres obtidos da aplicação das técnicas tradicionais de medição.
O(s) produto(s) gerado(s)/Esperados: Nova metodologia da medição da resposta da torre frente a descargas, por meio de sua impedância impulsiva de pé-de-torre frente à corrente de primeira descarga, que não requer longos comprimentos de cabos de medição e sequer a desconexão dos cabos de blindagem.
Descrição técnica sucinta: Funcionalidade inicialmente testada por meio de sua aplicação para aferição da resposta das torres e da LT frente a descargas, tendo como referência uma linha real. A sua eficiência será avaliada por meio da aferição do impacto das ações corretivas na LT indicadas a partir de sua aplicação no desempenho real da linha monitorado por mais de um período de tempestades.
Investimento realizado*: R$ 301.100,00
Entidades envolvidas: Amazônia Eletronorte Transmissora de Energia S.A. (AETE), Brasnorte Transmissora de energia S.A. (“BRASNORTE”), Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP)
*O valor de investimento refere-se apenas à BRASNORTE

Compartilhe nas Redes