Desafio:

Plataforma Integrada para Gestão Inteligente da Segurança Operacional

Como integrar de forma inteligente as ferramentas de gestão de segurança do trabalho em uma única plataforma digital, capaz de automatizar processos, gerar insights estratégicos e apoiar decisões em tempo real?

PROBLEMA A RESOLVER

Há diversos sistemas e documentos voltados para cumprimento, acompanhamento e monitoramento das ações de segurança do trabalho, como a Matriz de Perigos e Riscos, o Plano de Trabalho Seguro (PTS), a Análise Preliminar de Risco (APR), e o aplicativo Check List de itens de segurança (consultar Glossário). Embora cada ferramenta cumpra seu papel, elas operam de forma isolada, o que gera pode gerar lacunas na comunicação, duplicidade de informações e dificuldade de rastreabilidade. Essa fragmentação pode ser melhorada com foco na eficiência dos processos e a tomada de decisão em tempo real.
A ausência de uma plataforma centralizada dificulta a visualização integrada dos indicadores e todas as ferramentas de apoio ao devido funcionamento do gerenciamento de riscos operacionais. Além disso, os dados gerados por essas ferramentas podem ser mais bem utilizados e aproveitados de forma mais estratégica, gerando novos insights para melhoria contínua da segurança.
O desafio é desenvolver uma solução digital que integre todos esses sistemas em uma única plataforma, com acesso em campo, automação de processos, inteligência analítica e interface amigável. Essa integração deve permitir uma gestão mais eficiente, segura e inteligente das atividades operacionais, promovendo uma cultura de segurança baseada em dados.

SOLUÇÃO(S) JÁ TESTADA(S)

A TAESA já implementou iniciativas voltadas à segurança, como o aplicativo de Check List, que permite a verificação estruturada de itens de segurança em instalações, atividades, máquinas e equipamentos.
A APR é preenchida digitalmente. No entanto, o processo ainda exige a inserção manual do documento em outra plataforma digital utilizada para o controle das atividades de manutenção, o que compromete a eficiência e a integração dos dados.
O PTS também passou por uma digitalização parcial, mas, assim como a APR, também necessita da inserção manual na plataforma.
Apesar desses progressos, as soluções atuais funcionam de forma isolada, sem uma plataforma centralizada que conecte os dados e processos de maneira inteligente.

RESULTADOS ESPERADOS

Pronto para transformar o setor elétrico?

Esse desafio já está acontecendo ou finalizou, mas temos outros desafios em aberto! 

Dados de Suporte

Glossário

Acompanhe as datas e etapas do Desafio

Etapa Atual: Inscrição
Progresso 33%
Inscrição

Envio das propostas via formulário online.

11/09/2025 a 27/10/2025

Seleção

Análise técnica das propostas recebidas.

28/10/2025 a 05/12/2025

Pitch Day

Apresentação das soluções para a banca.

06/01/2026 a 20/01/2026

Imersão, Refinamento e Contrato

Reuniões técnicas, envio da proposta final ajustada e Assinatura do contrato para início do projeto.

09/02/2026 a 01/05/2026

Outras Datas:

Compartilhe nas Redes

Veja Outros Desafios

Monitoramento Autônomo com Drones

Como monitorar linhas de transmissão de grandes distâncias com drones autônomos?...

Drones para Diagnósticos Emergenciais

Como executar um diagnóstico autônomo em emergências operacionais com drones inteligentes?...

Plataforma de Manutenção Preditiva

Como transformar o reconhecimento automatizado de componentes da linha de transmissão e equipamentos...